Feijão Branco e Feijão Fradinho

Sem dúvida, o feijão é uma das leguminosas mais consumidas no Brasil. ?

Além das evidentes diferenças estéticas, cada tipo de feijão varia também no que pode proporcionar ao nosso organismo. Exemplificando 2 tipos de feijão:

?Feijão Branco – De formato alongado e de cor branca, seus grãos proporcionam um caldo bem cremoso, ótimo para sopas e saladas. Esse feijão tem ação desintoxicante, retarda a absorção de açúcar no sangue (controla a diabetes) e ajuda a emagrecer. ?
?Feijão Fradinho – Conhecido também como feijão-de-corda, tem um formato arredondado de cor clara com o “olho” preto. Muito utilizado na culinária baiana. Este tipo de feijão reduz o colesterol. ?

?Tabela nutricional de cada tipo de feijão a cada 100g:
Ferro
Carioca: 1,3 mg
Preto: 1,5 mg
Fradinho: 1,1 mg
Branco: 2,4 mg

Cálcio
Carioca: 27 mg
Preto: 29 mg
Fradinho: 17,5 mg
Branco: 69,0 mg

Fibras
Carioca: 8,5 g
Preto: 8,4 g
Fradinho: 7,5 g
Branco: 10,5 g

Proteína
Carioca: 4,8 g
Preto: 4,5 g
Fradinho: 5,1 g
Branco: 8,2 g

Calorias
Carioca: 76 kcal
Preto: 77 kcal
Fradinho: 78 kcal
Branco: 140 kcal

↪Vemos assim que mesmo que algum tipo de feijão ofereça mais ferro, como o branco por exemplo, ele também oferece uma maior quantidade de calorias em uma mesma porção de outros tipos. Portanto, é possível entender como alguns pratos se consolidaram com determinados tipos de feijão, tal qual a salada para o branco, uma vez que servirá como acompanhamento, ou a feijoada com feijão preto, pois oferece mais Ferro e Cálcio que o carioca. ?

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