Alergia á Proteína do Leite ou Intolerância á Lactose? ?

Você sabe distinguir alergia à proteína do leite de vaca de intolerância alimentar à lactose? Nem sabia que existiam essas duas versões ou achava que se tratava da mesma coisa? Então vamos lá!

 Alergia alimentar: resposta imunológica adversa aos alérgenos alimentares. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de reação imunológica específica, mais freqüente no 1º ano de vida.
 Intolerância: resposta fisiológica anormal a um agente, não sendo imunomediada. A intolerância à lactose trata-se de uma reação contra o açúcar do leite (lactose) por falta ou diminuição da enzima lactase.

Manifestações clínicas: náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia (quando alergia pode incluir urticária, dermatite, asma e rinite).

Tratamento: Uma dieta é fácil de ser prescrita porém difícil de ser seguida, principalmente quando o leite e derivados é a base da alimentação, como na alimentação infantil. Se a criança estiver em aleitamento materno exclusivo, este deve ser mantido e a dieta de exclusão deve ser prescrita para a mãe.

? Fórmulas infantis: A prescrição de fórmula de soja nos 6 primeiros meses de vida não está indicado. As fórmulas à base de aminoácidos ou aquelas com proteínas extensamente hidrolisadas são as alternativas nestes casos.

Evolução: A alergia à proteína do leite de vaca normalmente desaparece nos 3 primeiros anos de vida.

? Importante sempre lembrar que um nutricionista é sempre um dos profissionais mais indicados para ajudá-los com esses problemas, caso eles venham a surgir com vocês, seus filhos ou algum conhecido.

#infosaude #alergiaalimentar #intoleranciaalimentar#lactose #proteinadoleite #produtosespecializados#temnaImperio

Recent Posts

Leave a Comment